quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Faça com a Odinete - "A Arte de fuxicar!"



Em primeiro lugar vamos deixar bem claro: não é nada do que você está pensando. O que trazemos para a nossa coluna de hoje é uma simples técnica de artesanato que existe em nossa cultura há mais de 150 anos. Fazer FUXICOS nada mais é o que trabalhar com retalhos coloridos de tecido, recortados em formato de círculo e costurados como se fossem pequenas trouxinhas. Esse nome surgiu provavelmente por causa das mulheres do interior do nordeste do Brasil, que se reuniam para costurar e aproveitavam para falar sobre a vida das pessoas da comunidade, ou seja, acabavam fazendo "mexericos" e "fuxicos". Atualmente a técnica voltou com tudo e pode ser vista em panos, toalhas, colchas e coisas para casa, e até em coleções de estilistas famosos.

Para você também entrar no mundo dos fuxicos, vai precisar de molde ou gabarito no formato de círculo, retalhos de tecidos coloridos, lápis ou caneta, agulha de mão e linha de costura resistente. Primeiro risque o tamanho do círculo desejado no avesso do tecido escolhido e recorte. Um tamanho de fuxico médio é o de 8 cm de diâmetro. Dobre um pouquinho a borda do círculo. Com agulha e linha, de preferência na cor do tecido, faça pontos largos de alinhavo em toda a borda do círculo. Puxe a linha até fechar completamente o centro. Ajeite a peça e arremate com nó duplo para não desmanchar. Esse será o seu primeiro fuxico. Daí é usar a criatividade e espalhar fuxicos por seus trabalhos manuais: camisetas, móbiles, panos de prato, enfim, onde você achar charmoso.



Quer uma ideia delicada e fofa? Recorte um cículo grande de tule ou filó, de mais ou menos uns 50 cm de diâmetro e pregue fuxicos por toda a volta dessa peça. Sabe no que vai dar? Um lindo cobre bolos artesanal.


E aí, gostou desse "fuxico do bem"? Quer mais ideias e sugestões? Visite nossas loja e conheça nossa grande coleção de tecidos de algodão nacionais e importados. Também temos gabaritos para fuxico que facilitam a vida na hora de marcar os círculos. E lógico que você já sabe: na Casa Odinete você encontra tudo o que for necessário para criar trabalhos em tricô, crochê, bordado, pintura, cartonagem, découpage e patchwork. Quer nos enviar alguma sugestão para nossos próximos temas? Entre em contato conosco através do email: casaodinete@hotmail.com


Um abraço e até a próxima!













Márcia


Matéria publicana no Jornal do Meio/Caderno Bragança Decor
Edição 09/set/2011
.
.
.
DICA:
Quer fazer lindas tulipas de tecido?
Clique aqui para aprender!


Um comentário:

Rosely disse...

Amiga Márcia

Gosto de seus comentários pois acho você uma pessoa de bem com a vida. Sus trabalhos são caprichados e de bom gosto. Parabéns!
Abraços
Rosely