quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Faça com a Odinete: ecobag com patch aplique


Em tempos de redução do uso das sacolinhas plásticas, as ecobags ou sacolas ecologicamente corretas estão com tudo. Quanto mais resistentes e bonitas melhor! Se forem exclusivas e com a sua cara aí é que vai dar a maior vontade de sair desfilando com elas pela cidade. A técnica que trazemos hoje para personalizar a versátil sacola de algodão é o “patch aplique” ou “patch colagem”, sem necessidade de ser bordado à mão. Isso mesmo, basta usar um tipo especial de entretela termocolante.

Quer saber como se faz? Veja a lista de materiais: 1 sacola de algodão que você já encontra pronta na Casa Odinete (por apenas R$ 7.00!!!), vários retalhos de tecidos com estampas e cores variadas, 50cm de entretela de patchwork HeatnBond Ultra, botões variados, linhas coloridas, agulha de mão, tesoura e ferro de passar.

Escolha um risco do seu agrado. Sugerimos flores, corações, formas geométricas ou bichinhos. O que vale é escolher o que mais combina com você. Se você gostou dos nossos modelos mostrados na imagem acima, temos um kit com os quatro riscos em tamanho natural  impresso em papel A3 por R$ 12,00.

Para começar você deve transferir o risco escolhido para o lado de papel da entretela de patchwork. Recorte acompanhando o risco, porém com uma margem de folga de mais ou menos meio centímetro. Após selecionar os tecidos para cada parte, aqueça o ferro em temperatura baixa (temperatura para lã ou sintéticos) e vapor desligado. Posicione o lado rugoso da entretela no avesso do tecido e aplique o ferro de maneira contínua por apenas 2 segundos. Faça isso em cada pedacinho a ser aplicado. Recorte os tecidos seguindo o local exato do risco. Use tesoura bem afiada para o corte ficar preciso. Agora vem o momento de aplicar de fato cada parte na sua ecobag. Retire a película de papel que ficou atrás de cada parte de tecido recortada. Posicione-a no local desejado da sacola e aplique novamente o calor do ferro, por um tempo um pouco maior, ou seja, mais ou menos 5-6 segundos. Faça isso até completar o seu desenho.

Para concluir o trabalho, capriche nos acabamentos. Pregue botões variados, contas ou miçangas. Se quiser faça pequenos pontos de alinhavo ao redor dos desenhos, usando linhas de bordar bem coloridas. Você também pode aplicar lacinhos de fita ou rendinhas. Tudo conforme a sua criatividade mandar.

Gostou da técnica de hoje? Quer nos dar alguma sugestão? Fale com a gente através do nosso email: casaodinete@hotmail.com ou deixe comentários nesse post. Para mais informações, passe em nossa loja e veja tudo que está a sua disposição para fazer essa e outras técnicas artesanais.

Até a próxima!














Márcia

Matéria publicada no Jornal do Meio/Caderno Bragança Decor
Agosto 2011

Nenhum comentário: